Aplicativos
O dióxido de carbono é utilizado internacionalmente em aplicações marítimas em casas de máquinas, armários de pintura, áreas de transporte de veículos em navios de carga e em áreas de armazenamento de líquidos inflamáveis. Grandes sistemas de casas de máquinas marítimas podem exigir até 20.000 libras de dióxido de carbono por sistema. Os sistemas de supressão de incêndio por dióxido de carbono estão sendo usados atualmente pela Marinha dos EUA e em aplicações de transporte marítimo comercial.
As indústrias do aço e do alumínio também dependem fortemente da proteção contra incêndios por dióxido de carbono. Na indústria do alumínio, por exemplo, o processo de laminação requer o uso de lubrificantes e refrigerantes semelhantes ao querosene. Os incêndios são predominantes nesta aplicação, ocorrendo em média 1 por semana na típica fábrica de alumínio. Uma determinada empresa de processamento de alumínio realiza em média cerca de 600 descargas de sistema por ano em todo o mundo em todas as suas aplicações de proteção contra incêndio que utilizam dióxido de carbono, como laminadores, salas de controle e impressão de folhas de alumínio. Muitos sistemas de dióxido de carbono na indústria de processamento de metais são sistemas de aplicação local de descarga rápida. Nestas aplicações, os recipientes de armazenamento de dióxido de carbono estão localizados perto dos bicos de saída, de modo que o dióxido de carbono líquido começa a ser descarregado do(s) bico(s) em menos de 5 segundos. Esses sistemas de dióxido de carbono para aplicação local variam em tamanho de 800 a 10.000 libras de dióxido de carbono comprimido.
Os sistemas de dióxido de carbono também são usados em salas de informática (contrapiso), bancadas de química úmida, picadores de painéis de partículas, coletores de pó de equipamentos, prensas de impressão, bandejas de cabos, salas elétricas, centros de controle de motores, locais de comutação, cabines de pintura, fritadeiras industriais com cobertura, transformadores de alta tensão, instalações de energia nuclear, instalações de armazenamento de resíduos, áreas de carga de aeronaves e áreas de estacionamento de veículos (Willms 1998, Wysocki 1998). Pequenos sistemas de dióxido de carbono, como aqueles que protegem armários de pintura ou fritadeiras, utilizam aproximadamente 50 libras de dióxido de carbono. Outros sistemas usam em média cerca de 300 a 500 libras de dióxido de carbono, mas podem usar até 2.500 libras.